competências

– Desenvolver investigação teórica e prática em diferentes domínios científicos que se ocupem da habitação.

– Construir uma rede de conhecimentos centrada nas questões da habitação com o objectivo de partilhar com outros investigadores, outros laboratórios e centros de investigação, informação relevante no domínio da habitação.

– Divulgar e promover os resultados das investigações através da publicação de artigos, ou até, dissertações, teses, etc. e disponibilizar, sempre que possível, os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Laboratório.

– Criar e desenvolver áreas de investigação relacionadas com o tema da habitação.

– Investigar e integrar campos diferentes de investigação como as áreas da arquitectura, urbanismo, construção, paisagismo e disciplinas afins relacionados com a habitação.

– Acompanhar trabalhos teóricos, teses e dissertações, mestrados e estágios.

– Realizar projecto de arquitectura, planeamento e reabilitação urbana relacionados com o tema da habitação.

– Organizar equipas de trabalho para dar resposta a concursos públicos para a elaboração de projectos de arquitectura.

– Dar apoio teórico e prático aos alunos do MIA, no sentido de desenvolver a capacidade analítica e crítica.

– Articular-se com organismos e instituições nacionais e internacionais vocacionadas para o estudo da habitação, assim como criar parcerias com outras instituições universitárias e com centros de investigação para o desenvolvimento das actividades do Laboratório.

– Reunir agentes públicos, sociedade organizada e universitários num trabalho conjunto de desenvolvimento de projectos no âmbito da prática.

Trabalhos a realizar

– Trabalhos de investigação na área da habitação e da reabilitação urbana.

– Trabalhos no âmbito da prestação de serviços como respostas a concursos públicos, a convites ou encomendas de carácter privado.

– Relatórios, seminários, cursos de pós graduação, etc.

– Exposições, debates, workshops e visitas de estudo com públicos diversificados.

– Publicações diversas, (digital e impressa), referentes aos trabalhos de projecto e investigação realizados no âmbito do Laboratório.

– Bibliografia, legislação e textos de apoio sobre habitação, organizada de forma sistemática.

– Sistematização de tipos e tipologias de habitação a partir da recolha de material sobre edifícios de referência nacionais e internacionais.

– Sistematização de diferentes tipologias de habitação, a partir de diferentes utilizadores possibilitando aos estudantes a criação de tipologias inovadoras (lofts, estúdios, habitação para estudantes[1], conjuntos residenciais, condomínios, etc.).

– propostas de adaptação das tipologias de habitação tradicionais às realidades contemporâneas (a casa neutra, a casa flexível, a casa diversa, a casa verde, a casa oficina, a casa hotel, a casa sem carros, a casa assistida, a casa protegida, etc.)[2].

– Sistematização das tipologias de habitação a partir da estrutura urbanística e da forma como se organizam os edifícios a partir dos seus acessos (edifícios em banda, em galeria, esquerdo direito, quarteirão, etc.), e a partir da disposição das unidades de habitações e circulações internas (habitação unifamiliar, habitação colectiva, casas em pátio, etc.).


[1] Ver concurso para Atenas Arqt.º João Ruivo – habitação para estudantes em Atenas.

[2] in a+t arquitectura+tecnologia. Densidad, density III. Espanha: Primavera 2003.