objectivos

O Laboratório da Habitação tem como objectivo principal a realização de trabalhos de investigação e projectos no domínio da arquitectura centrados na temática da habitação.

Este Laboratório é uma estrutura de investigação em arquitectura vocacionada para o estudo das diferentes tipologias de habitação – desde as tipologias tradicionais até à investigação de novas tipologias, no sentido de formular alternativas para novas formas de habitação, onde, para além da componente arquitectónica, as componentes urbanas e ambientais têm um papel relevante.

Igualmente é objectivo deste Laboratório desenvolver projectos para melhorar as condições de vida em bairros carenciados, quer a nível urbano, quer a nível dos edifícios propriamente ditos.  

            Por outro lado, apesar de Portugal dispor de algum conhecimento relativamente à habitação dos chamados bairros críticos – (habitação social construída em meados do século XX), existe uma vasta gama de respostas pouco estudadas respeitantes à construção privada (moradias e habitação colectiva da chamada arquitectura de autor e de arquitectura corrente). É, pois, intenção deste Laboratório constituir uma base de dados, relativa aos diferentes universos da habitação em Portugal.